Megaoperação prende suspeitos de aplicar golpes em plataformas de venda online na região de Ribeirão Preto

A Polícia Civil de Goiás realizou nesta quinta-feira, 22, a Operação Broker Phantom para prender membros de uma quadrilha que aplicava golpes em sites de compra e venda, como a OLX. A ação contou com apoio de policiais de quatro estados, incluindo o GOE de Franca, que atuou na região de Ribeirão Preto.
A operação foi feita em 13 cidades de Goiás, São Paulo, Mato Grosso e Santa Catarina. Na região de Ribeirão Preto, ao menos 23 pessoas foram presas, em cidades como Cravinhos, Serrana e Luís Antônio.
Segundo a polícia, o grupo aplicava o chamado “golpe do intermediário”, onde os criminosos se passavam por vendedores ou compradores, enganavam as vítimas e ficavam com o dinheiro.
Durante a ação, a Justiça autorizou o cumprimento de 157 medidas cautelares, como mandados de busca e apreensão, prisões temporárias e preventivas, quebra de sigilo telefônico e de dados, além do bloqueio de cerca de R$ 2 milhões em bens ligados ao grupo.
Os principais alvos estavam em Cuiabá, Várzea Grande, Ribeirão Preto e Aparecida de Goiânia.
A polícia alerta para que as pessoas tenham cuidado ao negociar pela internet e só façam pagamentos após confirmar a identidade do vendedor.