Capitão Nascimento assume comando do Corpo de Bombeiros de Franca
O Corpo de Bombeiros de Franca e região está sob nova liderança. O Capitão Nascimento assumiu oficialmente o comando do 2º Subgrupamento de Bombeiros, sediado no município. Há pouco mais de duas semanas no cargo, de forma exata desde o dia 15 de junho, o oficial detalhou os principais desafios da gestão e as estratégias para a segurança pública na área de cobertura.
A unidade comandada pelo capitão é subordinada ao 9º Grupamento de Bombeiros de Ribeirão Preto. Apesar de ter sua sede em Franca, a responsabilidade operacional é robusta: o subgrupamento atende a uma população expressiva espalhada por uma área geográfica extensa, englobando 32 municípios da região. Desses, seis contam com estações de bombeiros instaladas de forma física.
Quando questionado sobre as principais ocorrências que desafiam as equipes locais, o Capitão Nascimento apontou os acidentes de trânsito em Franca como um fator de grande impacto e preocupação. O plano para reverter esse cenário, segundo ele, aposta fortemente em ações preventivas e de conscientização.
”Nós vamos atuar bastante na prevenção. Nós temos o ‘Bombeiro Educador’ e hoje temos um reforço: são dois bombeiros que vão fazer atividades de prevenção, entre elas o Bombeiro nas Escolas, outras palestras e programas em parceria com a prefeitura municipal”, afirmou o comandante, salientando o objetivo de diminuir os índices de acidentes na malha urbana.
Para otimizar o tempo de resposta e a eficiência dos resgates, o capitão destacou o trabalho integrado que tem sido realizado com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Segundo Nascimento, a cooperação mútua garante que a população não fique desassistida na área de atendimento pré-hospitalar.
Se as viaturas do Corpo de Bombeiros estiverem empenhadas em uma ocorrência, o SAMU assume o suporte. De forma recíproca, se o SAMU estiver sobrecarregado, os bombeiros realizam o atendimento.
O novo comandante encerrou pontuando que sua gestão pretende manter as diretrizes de excelência das administrações passadas, citando nominalmente sua antecessora, a Capitão Sandra, recentemente promovida ao posto de Major. “Nós vamos manter o legado trazido por diversos comandantes que vieram e, obviamente, temos que sempre procurar a melhoria”, concluiu Capitão Nascimento.

