Capitão Nascimento assume comando do Corpo de Bombeiros de Franca

Capitão Nascimento assume comando do Corpo de Bombeiros de Franca

​O Corpo de Bombeiros de Franca e região está sob nova liderança. O Capitão Nascimento assumiu oficialmente o comando do 2º Subgrupamento de Bombeiros, sediado no município. Há pouco mais de duas semanas no cargo, de forma exata desde o dia 15 de junho, o oficial detalhou os principais desafios da gestão e as estratégias para a segurança pública na área de cobertura.

​A unidade comandada pelo capitão é subordinada ao 9º Grupamento de Bombeiros de Ribeirão Preto. Apesar de ter sua sede em Franca, a responsabilidade operacional é robusta: o subgrupamento atende a uma população expressiva espalhada por uma área geográfica extensa, englobando 32 municípios da região. Desses, seis contam com estações de bombeiros instaladas de forma física.

​Quando questionado sobre as principais ocorrências que desafiam as equipes locais, o Capitão Nascimento apontou os acidentes de trânsito em Franca como um fator de grande impacto e preocupação. O plano para reverter esse cenário, segundo ele, aposta fortemente em ações preventivas e de conscientização.

​”Nós vamos atuar bastante na prevenção. Nós temos o ‘Bombeiro Educador’ e hoje temos um reforço: são dois bombeiros que vão fazer atividades de prevenção, entre elas o Bombeiro nas Escolas, outras palestras e programas em parceria com a prefeitura municipal”, afirmou o comandante, salientando o objetivo de diminuir os índices de acidentes na malha urbana.

​Para otimizar o tempo de resposta e a eficiência dos resgates, o capitão destacou o trabalho integrado que tem sido realizado com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Segundo Nascimento, a cooperação mútua garante que a população não fique desassistida na área de atendimento pré-hospitalar.

​Se as viaturas do Corpo de Bombeiros estiverem empenhadas em uma ocorrência, o SAMU assume o suporte. De forma recíproca, se o SAMU estiver sobrecarregado, os bombeiros realizam o atendimento.

​O novo comandante encerrou pontuando que sua gestão pretende manter as diretrizes de excelência das administrações passadas, citando nominalmente sua antecessora, a Capitão Sandra, recentemente promovida ao posto de Major. “Nós vamos manter o legado trazido por diversos comandantes que vieram e, obviamente, temos que sempre procurar a melhoria”, concluiu Capitão Nascimento.