Franca recebe título de ‘Cidade Angels’

Franca recebe título de ‘Cidade Angels’

Franca conquistou o título de ‘Cidade Angels’, resultado de um programa de treinamentos e aulas práticas em que estudantes da rede municipal aprenderam sobre os principais sinais do Acidente Vascular Cerebral (AVC). O reconhecimento é feito às cidades, que possuem hospital de referência em AVC, SAMU qualificado e Educação em Saúde, envolvendo as crianças na fase escolar.

A cerimônia de entrega ocorreu na tarde da última quarta-feira, no auditório da Secretaria de Saúde, e contou com a presença das secretárias Waléria Mascarenhas (Saúde) e Márcia Gatti (Educação), vereadores, Karla Leal Trevisan, consultora científica do Programa Angels, Eduardo Mignani, diretor técnico, e Thaisa Mourão Vasconcelos Mattos, coordenadora de Neurologia da unidade de AVC do Grupo Santa Casa de Franca, além de Rafael Moraes, coordenador médico da Unidade de Emergência do Hospital São Joaquim e Maternidade – Unimed Franca.

O trabalho envolveu cerca de 700 estudantes dos 3ºs anos de escolas, realizado pelas Secretaria de Saúde (equipes do SAMU) e Educação, com o apoio das empresas Boehringer Ingelheim e da World Strok Organization. Durante as atividades, foram ensinados os sinais e sintomas do AVC, assim como a forma correta de acionar o serviço de atendimento móvel.

Participaram das formações os estudantes e educadores das seguintes escolas: EMEB ‘Prof. Aldo Prata’; EMEB ‘Dr. Valeriano G. do Nascimento – CAIC’; EMEB ‘Prof. Paulo Freire’; EMEB ‘Profª. Maria Antônia Stevanato’; EMEB ‘Frei Lauro de Carvalho Borges’; EMEB ‘Prof. César Augusto de Oliveira’; EMEB ‘Profª. Dorotea Paulino Ferro’ e EMEB ‘Prof. e Escritor Nelson Damasceno’. Os treinamentos foram conduzidos em duas frentes, com capacitação de serviços de saúde para atendimento a pacientes com AVC (Acidente Vascular Cerebral) e educação dos estudantes sobre os sintomas da doença.

A secretária de Saúde, Waléria Mascarenhas, agradeceu as partes envolvidas pela parceria, que resultou em aprendizados de fundamental importância aos estudantes. Segundo ela, atuar corretamente em situações de emergência faz toda a diferença e ajuda a salvar vidas. Também destacou a participação ativa dos servidores do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência).

   

No âmbito municipal, o São Joaquim Hospital e Maternidade e o Grupo Santa Casa são reconhecidos como hospitais de alto padrão de qualidade e desempenho clínico no atendimento ao AVC agudo, com base em indicadores pré-estabelecidos e monitorados continuamente por instituições internacionais.

REPRODUÇÃO:PREFEITURA MUNIPAL DE FRANCA