GCM flagra descarte irregular de entulho e aplica multa de R$ 4,3 mil em Franca
A Guarda Civil Municipal (GCM) de Franca flagrou, no fim da tarde desta sexta-feira, 26, um caso de descarte irregular de entulho na Estrada de Acesso ao Bagre III. A ação foi realizada após uma denúncia recebida pela corporação.
Duas viaturas foram deslocadas ao local com as equipes formadas pelos guardas civis municipais Lima, Apolinário, Brandão e Miura. Ao chegarem, os agentes encontraram um caminhão utilizado para o despejo irregular de resíduos. No veículo estavam dois homens, que já haviam descartado o entulho em uma área imprópria.
Durante a saída do local, o caminhão apresentou uma pane mecânica. Assim que voltou a funcionar, foi abordado pelas equipes da GCM.
O responsável pelo descarte foi autuado com base na Lei Municipal nº 09/1996 – Código do Meio Ambiente do Município de Franca, artigo 63, inciso XIX, por depositar lixo ou qualquer tipo de rejeito em local inadequado. A multa aplicada foi de R$ 4.360,00.
Além da autuação, o infrator foi orientado a recolher todo o material descartado e providenciar a destinação correta dos resíduos em um local ambientalmente adequado.
A Guarda Civil Municipal reforça a importância da colaboração da população no combate às infrações ambientais e orienta que denúncias de descarte irregular de lixo e entulho sejam feitas diretamente à corporação, permitindo uma resposta rápida e contribuindo para a preservação do meio ambiente e a limpeza da cidade.



