Motorista de caminhão é preso por homicídio doloso após atropelar idosa em Franca
A Central de Polícia Judiciária de Franca, sob a coordenação do delegado Dr. Alan Bazalha Lopes, registrou nesta quinta-feira, 22, a prisão em flagrante de um motorista de 66 anos pelo crime de homicídio doloso.
O motorista conduzia um caminhão de coleta de lixo quando entrou deliberadamente na contramão de direção, da avenida Geraldo Teodoro Martins atropelando fatalmente a senhora Maria do Carmo Santos Soares, de 70 anos, que morreu no local.
Em despacho fundamentado, a autoridade policial afastou a hipótese de homicídio culposo e enquadrou a conduta como dolo eventual, ao considerar que o motorista assumiu o risco de provocar o resultado morte. O delegado destacou que testemunhas e imagens anteriores, recuperadas pelo Setor de Investigações da CPJ, apontaram que o uso da contramão era prática recorrente do condutor durante o trabalho. Também foi considerado o fato da manobra ter ocorrido em um local com intenso fluxo de pedestres, configurando risco extremo, além de o indiciado ser motorista profissional de veículo pesado, com plena consciência do potencial letal da conduta.
Diante da aceitação do resultado morte, a autoridade policial declarou a inaplicabilidade do Art. 301 do Código de Trânsito Brasileiro (que veda a prisão em flagrante em casos culposos com socorro à vítima), determinando a lavratura do Auto de Prisão em Flagrante com base no Código de Processo Penal e Código Penal.
O motorista permanece preso e à disposição da Justiça e deverá passar por audiência de custódia nesta sexta-feira, 23. O crime de homicídio, previsto no artigo 121, caput, do Código Penal, não prevê fiança na fase policial.
O CASO

