Caçambas de lixo viram foco de vandalismo e descarte irregular no bairro São Joaquim

Caçambas de lixo viram foco de vandalismo e descarte irregular no bairro São Joaquim

O que deveria ser uma solução para a limpeza urbana tornou-se motivo de dor de cabeça para os moradores da Rua Isabel Ilisa de Lima, no bairro São Joaquim, em Franca. O sistema de caçambas comunitárias, implantado para centralizar a coleta em pontos estratégicos do bairro, tem atraído uma série de problemas que vão desde o vandalismo até o crime ambiental.
 
De acordo com relatos de quem vive na região, a presença das caçambas tem gerado transtornos diários. Moradores em situação de rua frequentemente tombam as estruturas para vasculhar em busca de itens recicláveis ou objetos de valor.
 
O problema, porém, vai além da busca por recicláveis. Há registros de danos causados pelos próprios coletores que danificam as caçambas. Em um dos episódios recentes, bombas foram jogadas dentro dos recipientes.
 
O caso mais recente ocorreu na madrugada de quarta-feira, 7. Duas pessoas em uma Fiorino foram flagradas por uma câmera de segurança descartando um sofá ao lado de uma das caçambas.
 
O agravante é que o descarte foi feito em uma área de preservação ambiental, onde qualquer tipo de depósito de resíduos é proibido.
 
Para o descarte de itens como sofás, colchões e armários, o cidadão pode acionar o Serviço de Recolha Agendada pelo 0800 591 6842 ou pelo aplicativo ‘Cidade Atende’ para a retirada do móvel. Eles irão agendar a data para recolher o material.