Operação Prisma cumpre mandados e prende mais de 20 pessoas; um homem morreu durante a operação

Operação Prisma cumpre mandados e prende mais de 20 pessoas; um homem morreu durante a operação

O Ministério Público do Estado de São Paulo, por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) Núcleo de Franca, em ação conjunta com a Polícia Militar, deflagrou na manhã desta sexta-feira, 14, a Operação Prisma, com foco no cumprimento de mandados de prisão temporária e de busca e apreensão contra integrantes de uma organização criminosa que atuava em Franca e municípios vizinhos.

As investigações apontaram a existência de uma estrutura organizada, estável e hierarquizada, envolvida no tráfico de drogas, na imposição de regras internas e em crimes contra o patrimônio. Dezenas de envolvidos foram identificados, exercendo funções que incluíam logística, cobrança, difusão ideológica e participação em “tribunais do crime”.

Durante as ações, que ocorreram em diversas cidades da região, entre elas Franca, Cristais Paulista, Jeriquara, Altinópolis, Cravinhos, Matão, Ribeirão Preto, Ituverava, São Carlos, Patrocínio Paulista, Miguelópolis, Delfinópolis (MG) e Uberlândia (MG), foram cumpridos 33 mandados de prisão temporária, além de mandados de busca e apreensão.

No bairro City Petrópolis, em Franca, um homem que teria resistido à abordagem dos policiais em uma residência na rua Osvaldo David acabou baleado. A equipe do SAMU foi acionada, mas constatou o óbito ainda no local. Ninguém da polícia ficou ferido.

A operação mobilizou cerca de 200 policiais, 62 viaturas, cinco cães farejadores, o helicóptero Águia, cinco drones e resultou na prisão de 22 criminosos. Um dos envolvidos identificado como Mateus Henrique Cintra de 30 anos, segundo a polícia, reagiu à intervenção policial e morreu.

A ação recebeu o nome Operação Prisma em referência ao efeito óptico que separa diferentes elementos a partir de um único feixe de luz. Segundo o GAECO, o nome simboliza a forma como as investigações permitiram identificar e detalhar as diversas ramificações da organização criminosa, possibilitando sua desarticulação de maneira coordenada.

As equipes seguem em diligências, e a operação continua nesta sexta-feira. Novas informações serão divulgadas conforme o avanço das investigações.