Centro de Referência do Autismo entrará em funcionamento em setembro

Centro de Referência do Autismo entrará em funcionamento em setembro

Três entidades apresentaram propostas para os serviços que serão ofertados no Centro de Referência do Autismo, ação inédita da Prefeitura de Franca que visa oferecer atendimento especializado e multidisciplinar às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), promovendo o desenvolvimento da comunicação, autonomia, independência e inclusão social.

De acordo com o prefeito Alexandre Ferreira, para a contratação, estão sendo analisados os planos de trabalho de cada instituição. A que apresentar a melhor proposta será responsável pelos 1.400 atendimentos mensais no centro, além de oferecer apoio às redes municipais de Educação e Saúde, com início já em setembro. “Nós já temos vários serviços para os autistas, especialmente nas escolas municipais, na iniciação esportiva e na saúde. Este Centro de Referência vem melhorar ainda mais o atendimento prestado a estas pessoas. Além disso, a gente também terá uma unidade de educação que vai trabalhar comportamento na metodologia ABA (Applied Behavior Analysis) que, em português, significa ‘Análise do Comportamento Aplicada’. Então, eles vão para a escola normalmente e no contraturno virão para o local de educação atrelado ao Centro de Referência para que a gente possa melhorar ainda mais o atendimento para esses munícipes”, ressaltou.

O Centro de Referência do Autismo terá serviços de terapia ocupacional, psicologia, fisioterapia, fonoaudiologia, psicopedagogia, atendimentos terapêuticos individuais e grupais, integração sensorial, reabilitação, orientação aos familiares, dentre outros. Os recursos para a implantação do serviço são municipais, através de parceria entre o Executivo e a Câmara Municipal.

A classificação final do Chamamento Público está prevista para ser publicada em 21 de agosto no Diário Oficial do Município.

Reprodução Prefeitura de Franca