Prefeitura inaugura Ecoponto do Jardim Luíza em Franca

Prefeitura inaugura Ecoponto do Jardim Luíza em Franca

A Secretaria de Meio Ambiente inaugura nesta quarta-feira, 20, o Ecoponto do Jardim Luíza 2, entre a avenida Ida Zero Zaninelo e as ruas Nulo Coraucci e Jonas Soares de Paula, às 14h30. Foram investidos mais de R$ 400 mil.

De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Rui Engrácia Caluz, a construção dos Ecopontos na cidade tem como objetivo reduzir a destinação inadequada de resíduos sólidos, entulhos e materiais de construção em áreas públicas. “Muitos dos descartes irregulares dos entulhos são feitos em bairros distantes da cidade, nas margens das rodovias do município e em avenidas. E não precisa disso, uma vez que o descarte nos Ecopontos é gratuito”, disse.

Esta é a quarta unidade, os demais estão localizados nos bairros City Petrópolis (avenida São Pedro, 1.200); Jardim Portinari (avenida Hotto Paiva, 1341) e no Parque das Esmeraldas (rua Geraldino Augusto Machado, 411). Todos funcionam de segunda a sábado das 7 às 19 horas, domingos e feriados das 8 às 14 horas.

Nos Ecopontos, os moradores podem fazer o descarte de resíduos diversos, como restos de construção civil, sendo entulhos, tijolos e telhas, recicláveis em geral, como papéis, metais, plásticos, vidros e inservíveis (sofás, armários, colchão, cama, guarda-roupas). Não são recebidos resíduos orgânicos, industriais, hospitalares e similares, podas e folhagens, gesso e derivados.

Descarte irregular

Nesta semana, a Guarda Civil Municipal flagrou uma pessoa descartando resíduos de construção civil em uma praça ao lado do Hemocentro (Núcleo de Hemoterapia de Franca) e outra deixando caixas de madeira e materiais em uma rua no bairro Conceição Leite.

O inspetor da Guarda, Luís Fernando Fernandes ressalta que descartar inadequadamente qualquer tipo de lixo ou resíduo em áreas públicas e terrenos é crime ambiental, segundo a Lei Complementar Municipal nº 9, de 26 de novembro de 1996 (Código do Meio Ambiente do Município de Franca). Quem for pego é autuado e deverá pagar uma multa no valor de R$ 598,50.

As denúncias podem ser feitas para a Guarda Civil, através dos telefones 153 e (16) 3724-1033.