DIG de Franca prende criminoso no Paraná por extorsão após golpe envolvendo resgate de animal

DIG de Franca prende criminoso no Paraná por extorsão após golpe envolvendo resgate de animal

A Polícia Civil do Estado de São Paulo, por meio da Delegacia de Investigações Gerais (DIG) de Franca, prendeu o investigado de 29 anos, conhecido como “Polaco”, pelo envolvimento nos crimes de fraude eletrônica e extorsão.

De acordo com as investigações, em setembro deste ano, uma moradora de Franca perdeu seu gato de estimação e divulgou o desaparecimento nas redes sociais. O investigado entrou em contato com a vítima, afirmando estar de posse do animal, e exigiu um valor para devolvê-lo. A quantia solicitada foi paga.

Na sequência, o criminoso passou a se identificar como integrante de uma organização criminosa e, mediante ameaças, constrangeu a vítima a realizar novas transferências bancárias. O prejuízo total causado foi de aproximadamente R$ 20 mil.

Durante o trabalho investigativo, a DIG conseguiu identificar o autor dos crimes e localizar seu paradeiro na cidade de Rolândia, no Paraná. No decorrer da apuração, também foram identificadas outra vítima em Franca e mais seis vítimas na região.

Acolhendo a representação da Polícia Civil, o Juiz das Garantias decretou a prisão cautelar do investigado e expediu mandado de busca e apreensão para o endereço vinculado ao criminoso.

Com as decisões judiciais em mãos, equipes da DIG de Franca se deslocaram até Rolândia/PR, onde realizaram a prisão do investigado no início da manhã, enquanto ele ainda estava na cama. Durante as buscas, foram apreendidos diversos aparelhos celulares, mais de R$ 6 mil em dinheiro, cartões de crédito e chips telefônicos.

O criminoso foi conduzido à Delegacia de Polícia, onde teve a prisão formalizada e foi interrogado. Segundo a Polícia Civil, o investigado já possui passagens pela Justiça por tráfico de drogas, associação para o tráfico e homicídio. A ação contou com o apoio fundamental da investigadora Viviane, da Polícia Civil do Paraná.