Três homens foram autuados por tentativa de caça ilegal em Pedregulho

Três homens foram autuados por tentativa de caça ilegal em Pedregulho

Na tarde de sábado, 1º, a Polícia Militar Ambiental abordou um veículo Fiat Strada na Estrada Mascarenhas de Moraes, próximo ao Rio Canoas, em Pedregulho, durante ação de fiscalização rural. A abordagem ocorreu após denúncia de caça ilegal de capivaras e pesca sem autorização, que aconteceria aos sábados e domingos na região.

No veículo estavam três homens, que foram flagrados com instrumentos usados para caça predatória, incluindo uma rede de três metros, três fisgas de aço, dois facões, três rádios comunicadores (HT) e sete cães de caça de raças indefinidas. Embora nenhum animal tenha sido abatido, os suspeitos confessaram ter praticado caça de javalis na área.

Os homens não apresentaram a documentação exigida pelo SIMAF (Sistema Integrado de Manejo de Fauna), que autoriza o controle e manejo de animais silvestres, conforme a Instrução Normativa IBAMA nº 03/2013.

Diante dos fatos, os envolvidos foram multados em R$ 500,00 cada, os materiais apreendidos foram levados à sede do pelotão, e os cães foram entregues aos responsáveis. A ocorrência foi encaminhada à Polícia Judiciária para as providências legais cabíveis, de acordo com a Lei Federal 9.605/98, por caça de espécime da fauna silvestre sem licença.