Polícia Rodoviária apreende cerca de 200 aves silvestres em operação no pedágio de Ituverava

Durante uma fiscalização de rotina, no pedágio de Ituverava, os policiais militares rodoviários Cb Campos e Cb Costa Santos apreenderam aproximadamente 200 aves silvestres que eram transportadas em condições de maus-tratos dentro do porta-malas de um veículo Polo.
O automóvel, que seguia de São Paulo, foi abordado na madrugada desta quinta-feira, 21. Em revista pessoal ao motorista, nada de ilícito foi encontrado. Porém, ao verificarem o interior do veículo, os policiais localizaram três alçapões com as aves das espécies canário-da-terra (Serinus canaria) e coleirinho (Sporophila caerulescens).
Segundo o detido, as aves haviam sido coletadas em São Carlos e seriam levadas até Araxá–MG, onde seriam comercializadas por cerca de R$ 15 cada. O condutor alegou que não portava nenhuma documentação.
Diante da situação, os policiais deram voz de prisão por tráfico de animais silvestres, crime previsto na Lei n.º 5.197/1967 (Lei de Proteção à Fauna), e por maus-tratos, de acordo com a Lei n.º 9.605/1998 (Lei de Crimes Ambientais).
Segundo a polícia, foi constatado que o homem possui uma extensa ficha criminal. Ele foi encaminhado ao plantão policial, onde o boletim de ocorrência foi registrado. Após a formalização, ele foi liberado juntamente com o veículo.
A Polícia Ambiental foi acionada e ficou responsável pelas medidas administrativas e pelo destino das aves, que passarão por avaliação e deverão ser reintegradas à natureza.

