Radar entra em funcionamento na Rodovia Ronan Rocha, em Franca, a partir de 30 de julho

Radar entra em funcionamento na Rodovia Ronan Rocha, em Franca, a partir de 30 de julho

A Arteris ViaPaulista informa o início da operação do radar instalado no km 34+550 metros da Rodovia Engenheiro Ronan Rocha, próximo à Unifran em Franca, no sentido Oeste, a partir de quarta-feira (30/7). O limite de velocidade é de 100 km/h para veículos leves e 80 km/h para veículos pesados. O aparelho foi homologado e aprovado pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER-SP), além de ser aferido pelo Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP).

A decisão que autoriza o início da operação foi publicada no Diário Oficial do Estado de São Paulo de 23 de julho. A concessionária reforça que a instalação dos equipamentos é uma determinação prevista no contrato de concessão. Já a gestão dos dados é realizada pelo DER-SP.

Na mesma rodovia há outros dois radares que tiveram o início de operação também em 2025: um equipamento no km 32, em Franca, homologado em fevereiro, e outro localizado no km 18+670, em Patrocínio Paulista, com início de operação em março.

A instalação dos equipamentos fiscalizadores de velocidade é realizada com o objetivo de aumentar a segurança viária e reduzir acidentes causados pelo excesso de velocidade nas rodovias, imprudência recorrentemente constatada por estudos realizados e monitoramento. Os radares são instrumentos utilizados no trabalho preventivo e em conjunto com outras estratégias com foco na redução de mortes, como campanhas educativas e outras iniciativas em conjunto com a Polícia Militar Rodoviária.

“A principal orientação de segurança é para que o usuário respeite os limites de velocidade de cada rodovia, pois existem estudos que embasam nossas decisões técnicas e investimentos. Além disso, as rodovias contam com sinalização que indica a presença de fiscalização eletrônica de velocidade”, reforça a gerente de Operações, Ana Caetano.

A concessionária realiza estudos e faz o acompanhamento de todos os acidentes registrados na malha viária sob gestão da empresa. O objetivo é mapear os pontos das rodovias com maior incidência de sinistros e a média de velocidade registrada nesses locais antes da implantação de radares. Os trechos com a presença dos equipamentos são devidamente sinalizados com placas que indicam a velocidade regulamentada para veículos leves e pesados.

Reprodução Arteris ViaPaulista