Homem é preso com prensa usada para compactar drogas em Franca

Um homem de 35 anos foi preso na manhã desta terça-feira, 20, durante uma operação da DISE com apoio da DIG, em Franca. A ação ocorreu no Jardim Aeroporto III, onde foram cumpridos mandados de busca em duas residências.
Em uma das casas, nada foi encontrado. No segundo imóvel, os policiais localizaram uma prensa hidráulica usada para compactar drogas em formato de tijolos, com a marca de uma rede social. No local também havia um carro VW/Nivus com débitos de IPVA e financiamento no nome de um homem que morreu no dia 22 de abril, na UPA do Aeroporto, sendo registrado em seu histórico médico asma grave sem tratamento contínuo. O detido alegou que o veículo pertencia ao falecido, que lhe devia dinheiro.
Segundo a polícia, a conduta de guardar maquinário destinado à fabricação de drogas, como a prensa hidráulica encontrada, configura o crime previsto no artigo 34 da Lei 11.343/06 (Lei de Drogas), com pena máxima de 10 anos. Este dispositivo legal visa proteger a saúde pública, prevenindo a produção de substâncias ilícitas. A ação de guardar é classificada como crime permanente, o que permite a prisão em flagrante delito enquanto a situação perdurar. O investigado já possui antecedentes criminais por tráfico de drogas. O veículo foi apreendido para se apurar melhor a sua origem.